Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Leite materno: como armazenar.

Olá!

Hoje comecei a procurar berçários para Beatriz já que a minha licença-maternidade se encerra no final do próximo mês e tenho que voltar às minhas atividades. Em todas que passei, as diretoras me disseram que eu poderia levar o leite materno para que ela tomasse por lá. E foi daí que surgiu a dúvida: como faço para armazenar esse leite materno e ser possível ela utilizá-lo?
Quando Bia tinha tinha apenas 4 dias de vida, a minha produção de leite era tanta que eu tive que ir a um banco de leite humano (BLH) para poder doar. Deixei lá uma mamadeira cheia!! E saí de lá com um pote de vidro esterilizado e a recomendação de possíveis futuras doações. Depois desse dia a minha produção de leite acabou normalizando e não precisei mais utilizar a bombinha tira-leite (ordenhadeiras) e o pote de vidro que tinha recebido e, portanto, não sabia o que fazer para tirar o leite e armazená-lo. Achei aqui na internet dicas muito úteis e consultei também o BLH para confirmá-las.

Primeiramente, você precisa de uma bombinha tira-leite para fazer a ordenha. O recipiente de armazenamento de leite materno deve ser de vidro, com tampa plástica, esterilizado e que permita uma vedação total. A esterilização pode ser feita aquecendo o pote e deixando-o esfriar à temperatura ambiente dentro de um outro pote maior fechado.
O tempo em que o leite materno deve permanecer à temperatura ambiente é de no máximo 2 horas (vale também para quando o bebê estiver tomando!). Caso não tenha sido retirado quantidade suficiente de leite na primeira ordenha, dá para juntar leite de outras vezes, desde que o pote seja retirado do congelador apenas na hora de adicionar o leite novo.
O recipiente contendo o leite materno deve ser armazenado em congelador, a uma temperatura de -10ºC. Tem prazo de 15 dias para ser utilizado. Após isso deverá passar por um processo de pasteurização ou ser descartado.
Importante: Não se deve recongelar o leite materno! Retirem apenas a quantidade suficiente para que o bebê tome, evitando desperdício.
O descongelamento do leite materno deve ser feito em banho-maria, com água morna (pode utilizar a temperatura do banho do bebê como medidor) e também dentro de um recipiente maior.
O leite materno também pode ser armazenado em geladeira, porém, tem prazo de apenas 12 horas para utilização e deve ser mantido sempre na prateleira de cima e nunca na porta da geladeira.
Para reutilizar o recipiente de vidro basta esterilizá-lo novamente.

Beijos!

Um comentário:

  1. amiga sempre fiquei meio com o pé atrás
    rs mais vejo como é facil e pratico
    maravilhosa postagem
    linda noite
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir