Páginas

sábado, 13 de junho de 2015

Terror Noturno


Boa tarde, meninas.

A Bia, há semanas, apresentou episódios de terror noturno - diagnóstico médico - e eu fui fazer uma pesquisa mais ampla em casa para entender melhor sobre e acabei descobrindo que muitas crianças também têm!

O terror noturno é um distúrbio do sono que se caracteriza por episódios de pânico durante a noite. Na Bia, nós éramos acordados por gritos muito altos, além do fato de ela estar sempre esperneando no berço. Normalmente, os episódios de terror noturno duram de 1 a 10 minutos e, por aqui, nunca passou de 3 minutos. Aconteceram de madrugada, quando ela já estava dormindo há, pelo menos, 3 horas seguidas.

As causas dessa parassonia (distúrbio do sono) é diversa e ainda confusa. Alguns especialistas apontam a imaturidade do sistema nervoso, enquanto outros apostam em episódios de stress e privação do sono. O pediatra da Bia me tranquilizou ao falar que isso era comum na idade dela e que o seu desenvolvimento estava adequado.

E o que fazer nessas crises? O recomendado é não acordar a criança. Apenas ficar de olho para que ela não se machuque. Caso a criança acorde espontaneamente, dê carinho e muito amor. Normalmente, elas não recordam do que aconteceu e podem acordar bem, como se nada tivesse acontecido mesmo. A Bia entrava em crise ainda de olhos fechados e assim permanecia até se acalmar sozinha, acordando (sempre!) e verificando que estava em casa, no quarto, no berço e com os pais bem próximos. O pediatra me pediu para não deixar o quarto totalmente escuro e, a partir de então, a Bia só dorme com o abajur ligado (tinha ganhado quando ainda estava grávida para decorar o quarto dela e nunca tinha usado).

Espero ter ajudado vocês, papais, que sei que estão super aflitos como eu também fiquei. Vamos dar muito amor aos nossos pequenos para que eles superem essa fase da melhor maneira possível! Qualquer dúvida, só entrar em contato pelo laysdiaspinheiro@gmail.com. Ficarei feliz em ajuda-los no que puder.

Fonte:
Pediatra da Bia
Psicóloga Margaria Antunes Chagas (em entrevista cedida ao portal UOL)
Sociedade Brasileira de Pediatria
Associação Brasileira de Medicina do Sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário