Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Esterilização de mamadeiras

O que fazer para diminuir as chances de meu/minha filho/a pegar algum tipo de infecção indesejável? A esterilização de mamadeiras pode ajudar! Como o leite é um produto orgânico, é bastante susceptível ao crescimento de microrganismos (como bactérias, por exemplo) que acabam prejudicando e provocando doenças no bebê ou na criança. Para evitar isso, o ideal é que, além da lavagem habitual com água e sabão, também se esterilize mamadeiras e/ou chupetas.

Qual a frequência ideal para esterilização?

Bom, eu costumava esterilizar 3 a 4 vezes por semana as mamadeiras da Bia quando ela era mais nova. Depois, relaxei um pouco e esterilizo apenas 1 vez por semana (até hoje). Especialistas dizem que o ideal mesmo é esterilizar antes de uma nova mamada (ou seja, inúmeras vezes ao dia rsrsrs). Acredito que isto se adapta a rotina de cada família =)

Quais os métodos para esterilização?

Hoje existem 3: o fogão, o microondas e o esterilizador elétrico.
Para utilizar o fogão, é recomendado que seja separada uma panela específica apenas para este fim. Deve-se deixar a água ferver por 5 minutos e então acrescentar as mamadeiras e os bicos (desmontados) e deixá-los por mais 5 minutos. Cuidado para não esquecê-los na panela e acabar os inutilizando!!!
Eu tenho aqui em casa o esterilizador para microondas da Philips Avent (já que as mamadeiras e chupetas da Bia são desta marca) e cada um tem as suas próprias recomendações, mas, no geral, deve-se encher o recipiente adequado com água, colocar as mamadeiras e os bicos (também desmontados) no local indicado e levar ao microondas pelo tempo determinado no manual de instruções.
O esterilizador elétrico também deverá ser usado segundo as instruções contidas no manual referente a cada marca!
Importante: o melhor método e esterilizador é aquele que mais se adequa a sua rotina. Aqui em casa dá certo o de microondas (e eu gosto bastante dele). Lembre-se: procure comprar um esterilizador da mesma marca de suas mamadeiras/chupetas, pois eles foram feitos especialmente um pro outro rsrsrs

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário